Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Solenidades

Publicado: Quarta, 12 de Julho de 2017, 17h29 | Última atualização em Segunda, 17 de Setembro de 2018, 17h41 | Acessos: 1279

São realizadas, no decorrer do ano, diversas cerimônias e solenidades, de cunho cívico e militar, com participação de autoridades, personalidades convidados, escolares das redes pública e privada e com presença marcante da comunidade local.


Rendição Mensal da Guarda - Acontece às 10 horas do primeiro domingo dos meses de junho, agosto e outubro. Nos demais meses, ocorre sempre na primeira quarta-feira do mês. Em caso de feriado o evento é transferido para o primeiro dia útil seguinte. Nessa oportunidade, a Força Armada que, durante todo um mês, prestou honras militares junto ao Túmulo do Soldado Desconhecido e guardou o recinto do Monumento, mantendo a ordem e a sua segurança, é substituída por outra, num rodízio entre a Marinha, Exército e a Aeronáutica.

 

 

Homenagem ao Soldado Desconhecido - Prestada por instituições e autoridades brasileiras e internacionais, em datas estabelecidas ou não, consistindo na colocação de uma coroa de flores junto ao Túmulo do Soldado Desconhecido, tem a finalidade de homenagear e manter viva a imagem do Herói que, no anonimato, lutou até ao sacrifício da própria vida.

 

 

Dia da Vitória - Anualmente, no dia 08 de maio, é comemorado o aniversário da vitória aliada na Europa, contra o nazi-fascismo. Solenidade coordenada pelo Ministério da Defesa, com representação das três Forças Armadas e outorga da Medalha da Vitória a personalidades civis e militares.

 

 

 

Homenagem aos mortos das Marinhas de Guerra e Mercante - No dia 21 de julho, é reverenciada a memória daqueles que, nas Marinhas de Guerra e Mercante, deram suas vidas pela Pátria, durante a participação brasileira na 2ª Guerra Mundial.

 

 

Homenagem aos brasileiros mortos durante a 2ª GM - No dia 02 de novembro (finados), em memória dos nossos soldados mortos no cumprimento do dever, é realizado um ato religioso em homenagem aos brasileiros que morreram durante a 2ª Guerra Mundial, obedecendo a um programa estabelecido pela Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB).

registrado em:
Fim do conteúdo da página